02 novembro 2017

[Resenha] A história da ciência para quem tem pressa - Por Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle



Título: A história da ciência para quem tem pressa
Autor (a): Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle
Páginas: 200
Cortesia: Valentina
Skoob || Goodreads
Compre: Amazon || Ler Editorial || Saraiva

Sinopse: 2.500 anos de descobertas — os feitos dos grandes cientistas, desde os tempos antigos até a era moderna.Desde os tempos antigos, homens e mulheres de brilhante intelecto tentam entender o universo observando muito além da capacidade de ver ou mesmo tocar — de minúsculos átomos às mais distantes estrelas.A História da Ciência para Quem Tem Pressa é um guia essencial para o leitor que deseja conhecer os resultados de milhares de anos de atividades e esforços na área da ciência. É uma obra que resume, em ordem cronológica, as principais descobertas dos mais fecundos pensadores, entre os quais podemos citar Aristóteles, Arquimedes, Lavoisier, Fibonacci, Darwin, Da Vinci, Curie, Turing, Edison, Euclides, Newton, Einstein, Pasteur, Kepler, Copérnico e Hipócrates. O livro destaca também, em sintéticas biografias, a vida e os trabalhos dos cientistas que mais influenciaram nosso planeta. Nele, o leitor saberá, entre muitas outras coisas superinteressantes, que Ptolomeu teve que corrigir certo aspecto de suas convicções para se harmonizar com suas teorias; que Freud usava cocaína em suas sessões de atendimento psicoterápico para 'expandir' a própria mente; e que Tim Berners-Lee, o inventor da WWW, foi proibido de usar os computadores da sua universidade depois que descobriram que ele estava hackeando o sistema.Também com o objetivo de demonstrar que a curiosidade humana não tem limites, esta obra apresenta os experimentos que ousaram contestar 'verdades' consagradas e cujas teorias mudaram a nossa forma de ver o mundo. Para sempre.

Resenha anterior:



O livro resume as principais descobertas dos mais ilustres cientistas em ordem cronológicas, dividindo-se nas seguintes áreas do conhecimento: 1. astrologia e cosmologia, 2. matemática, 3. física, 4. química, 5. biologia, 6. medicina e 7. geologia e meteorologia. Sendo que existe um capítulo para cada área analisada.

No início de cada capítulo nos é apresentado um breve resumo sobre o que aquela área da ciência estuda, seguido de teorias e descobertas contextualizadas historicamente, e uma breve explicação de como elas influenciaram o mundo ao redor. E temos também uma breve biografia sobre o(a) autor(a) dessa descoberta.



Escolhi esse livro porque nunca me dei muito bem com exatas, sempre tive dificuldades e meu interesse era mínimo quando eu estava na escola. Mas lembro de um professor de física que antes de explicar alguma matéria falava um pouco sobre o autor daquela descoberta, contextualizava a época em que ela fora feita e a aplicação prática daquilo que ele explicaria a seguir. Bem diferente daqueles outros professores que simplesmente colocava uma fórmula na lousa e começava a explicar como fazer os cálculos.

A partir disso eu comecei a ter mais interesse pela matéria e prestar mais atenção nas aulas. Lógico que minhas dificuldades não foram embora num passe de mágica, mas eu passei a ter mais interesse em me esforçar. Assim, escolhi esse livro por conta da nostalgia de trazer lembranças daquela fase da minha vida e também por achar o conteúdo interessante.


O livro foi planejado de uma maneira muito inteligente, é muito interessante acompanhar a evolução de cada ciência desde o seu surgimento até os tempos atuais. E tudo isso em uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento. No que diz respeito à edição, a capa é bonita e condizente com o conteúdo e o miolo é composto por folhas brancas, o que pode incomodar algumas pessoas.



Quando eu postei a resenha sobre “A história da mitologia para quem tem pressa” recebi muitos comentários no sentido de que quem quer aprender não pode ter pressa de que o livro seria resumido demais. Na verdade, o livro tem a intenção de dar uma visão geral sobre vários assuntos. Eu acho muito parecido com os mapas mnemônicos que usamos para estudar: traçamos um resumo geral da matéria e das suas ramificações, e, a seguir conceituamos e fazemos as observações cabíveis. Como esse livro fornece uma perspectiva ampla, cabe ao leitor escolher os assuntos que mais despertam seu interesse e estuda-los mais a fundo. Já que uma coisa é certa: nós não temos tempo suficiente de vida para sabermos profundamente sobre tudo.



Acho que esse livro é amplamente indicado, especialmente para quem quer saber mais sobre determinado assunto e não sabe por onde começar, para quem tem uma criança em idade escolar em casa e quer despertar o interesse dela em determinada matéria, e para quem é curioso(a) mesmo e quer saber um pouquinho sobre tudo.

Espero que tenham gostado da dica.
Fiquem de olho que logo tem mais.




14 comentários:

  1. Eu gosto desse tipo de livro, ele meio que mata a nossa curiosidade mais rápido, já que não tem a intenção de se aprofundar tanto no assunto. rsrs
    Bjs!
    Lucy

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da dica e nem é pelo fato de ser um ensino simplificado, mas sim pelo fato de querer conhecer um pouquinho de tudo. Coisas assim nos dá repertório e isso é muito bom para os dias de hoje, que todos estão focados nas mesmices da vida. Adorei conhecer um pouquinho da obra.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii,

    Eu adoro essa linha "pra quem tem pressa" da Valentina e sou louca para ler a da mitologia, mas admito que a história da ciência não seria uma opção para mim justamente porque são matérias que nunca chamaram minha atenção na época da escola rs. Sua resenha me deixou curiosa pra saber um pouco desse "geralzão" e pra ver se eu consigo entender alguma coisa, porque a essa altura da vida acho que já não lembro de mais nada kkkk.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livor e o título me deixou curiosa. Adorei a forma como você contou sobre o seu interesse pelo livro porque eu tinha um professor de física parecido com o seu!
    Quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não leria esse livro de jeito nenhum. Ele não me atrai em nada. Então eu passo essa dica

    ResponderExcluir
  6. Oie!!
    Me lembro da sua resenha do livro de história e quando vi essa resenha pensei no quanto você gosta desse tipo de premissa. Acho bem interessante a sua experiencia e o seu interesse nesse tipo de livro, mas ele não é o meu tipo, até pq como vc nao era uma genia das exatas e te dizer, eu não tenho a menor vontade de ter algo nostalgico com aquele tempo.
    Entretanto, o conhecimento é valido e a experiencia fascinante.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?

    Eu gosto desse tipo de livro e, talvez, se eu tivesse um professor como o seu, teria me interessado mais nas exatas, rs. Realmente só colocar as fórmulas na lousa não me incentivaram a aprender.
    Eu não me importo dele ser resumido, pois é uma forma de aprender mais e, se eu me interessar, posso aprofundar o assunto. Só não gostei do livro ter folhas brancas, já que isso me dá dor de cabeça :(

    Enfim, adorei o post e obrigada pela indicação :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bárbara,
    o livro é bem didático e acredito em sua importância, mas definitivamente não me atrai nenhum pouco, eu definitivamente nunca me identifiquei com esse tipo de literatura, época do colégio não era nenhuma tortura, eu sempre gostei de absorver o que me era passado em sala de aula, mas é só. Não costumo me interessar por esse tipo de literatura, embora desejo um dia tornar a lê-la.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quero muito comprar esses livros pro meu marido, por que ele se interessa muito por história, fisica e afins e tenho certeza que ele vai gostar de ter uma visão geral sobre os assuntos, ainda mais quando ele não tem muito tempo pra ficar se aprofundando em tudo já que trabalha.
    òtima resenha

    ResponderExcluir
  10. Oi, Barbara.

    Achei bem interessante a proposta da coleção, me parece bem interessante. Eu gosto de livros assim, que falam resumidamente sobre determinado assunto e sempre busco saber mais do que se destacou ao meu ver. Muito legal mesmo!! adorei

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acredito que realmente deve ser bem interessante acompanhar toda a evolução da ciência. É um livro pra dar aquela resgatada na memória, e acho a dica muito válida para estudantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá esse livro e essa dica eu passo ele não é do gênero literário que eu gosto. E se eu ainda tivesse no colégio talvez eu me interessa se. Mais eu posso essa dica

    ResponderExcluir
  13. Eu li esse livro há um tempinho e confesso que gostei bastante. Eu sou uma apaixonada por ciência, tanto que estou tentando mestrado em anatomia, e quanto mais a gente sabe menos a gente sabe. Eu acho um livro, apesar de tratar por alto de cada assunto, muito interessante. Pois é possível ter uma visão geral de fatos que mudaram o mundo ou contribuíram pra mudança e quando algo interessar mais, ir atrás de mais informação. Adorei a dica.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oie! Já falei que tuas fotos são maravilhosas? Não! Então fique ciente disso.
    BEM, eu li o da Mitologia e não gostei muito, por ser um conteúdo muito enxugado não chegou a me agradar já que de mitologia eu gostaria de mais detalhes, de todos os detalhes possíveis, mas este eu daria uma chance, já que não sou tão fã de ciências e algo mais resumido facilitaria minha vida em caso de fazer algum concurso pra área.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir