26 outubro 2017

[Tocando o terror] TOP 05: Livros Nacionais para o Halloween



Oie! Outubro é meu mês preferido porque junto com ele vem uma data que embora seja pouco comemorada no Brasil eu simplesmente amooooooo que é o Halloween. Bruxas,  fantasmas,  vampiros,  zumbis e todo tipo de terror. Então é hora de dar um passeio e embarcar nessas indicações para lá de legal que trago hoje que são livros nacionais para se ler no Halloween!!!!




1. O Vilarejo - Por Raphael Montes



Título: O Vilarejo
Autor (a): Raphael Montes
Páginas: 109
Editora: Suma de Letras
Skoob


Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Esse livro é composto por contos e cada um é relacionado a um dos pecados capitais onde em um pequeno vilarejo coisas muito estranhas e assombrosas começam a acontecer. Ele é perfeito para se ler em uma tacada só pois você vai passar o tempo todo com medo e curioso para saber o que afinal esta a acontecendo com as pessoas daquele lugar. Além disso ainda contamos com a diagramação sombria do livro com ilustrações bem tenebrosas para dar ainda mais arrepio na espinha.



2. O Edifício -  Por Susy Ramone



Título: O edifício
Autor (a): Susy Ramone
Páginas: 260
Editora: Estronho
Skoob

Sinopse: Enquanto a ditadura militar arrasta acusados aos seus porões, Waldemar passa por momentos difíceis ao perder sua esposa dias depois da morte de seu filho. Um jovem ganancioso encontra na situação a oportunidade perfeita para trocar seu apartamento em São Paulo pela chácara do viúvo em Tatuí. Ele tem a intenção de fundar uma igreja evangélica no local e arrecadar dinheiro aproveitando-se da fé alheia. O castigo do falso pastor não vem do plano terreno e sim do mundo dos espíritos. Mas Waldemar, que anda na retidão e na honestidade também é assombrado, tão logo ele se muda para São Paulo e começa a trabalhar no Edifício. Qual mensagem os mortos querem passar? Até que ponto uma pessoa deve acreditar em seu semelhante? Nem sempre as coisas acontecem como vemos.

Gente esse livro deveria ser leitura obrigatória para todo leitor que gosta do gênero.  O livro já tem um palco por si só para lá de assustador que é o Edifício Joelma ( antigo prédio na cidade de São Paulo que pegou fogo matando diversas pessoas e até hoje é tido como assombrado). Mas não se engane que aqui não são só os fantasmas que vão nos assustar mas a capacidade dos vivos de abusar da fé alheia também.



3. Sementes no Gelo- Por André Vianco



Título: Sementes no gelo
Autor (a): André Vianco
Páginas: 192
Editora: Novo Século
Skoob

Sinopse:  Neste romance, André Vianco volta a explorar o sobrenatural. Em Sementes no Gelo, o leitor ingressa no mundo de espíritos atormentados, impedidos de reencarnar. Muitos se enraivecem e lançam sua fúria sobre todos que lhe chamam atenção e interpõe seus caminhos. Um detetive, por acaso, desvenda os mistérios em torno destes espíritos, tornando-se o inimigo número um das perigosas entidades.







Crianças em histórias de terror sempre é sinal de susto garantido. Imagine crianças fantasmas vingativas tocando o terror em uma cidade?  Várias mortes sem explicação ou uma lógica plausível e uma investigação policial para lá de eletrizante.  Sou até suspeita para falar quando o assunto é André Vianco mas realmente vale muito a pena ler esse livro.


4. A Dama Morcega - Por Giulia Moon



Título: A Dama-Morcega
Autor (a): Giulia Moon
Páginas: 158
Editora: Landy
Skoob

Sinopse: Empolgantes narrativas, que trazem personagens do imaginário brasileiro, como o Saci, ao lado de vampiros, lobisomens, assombrações e outras criaturas clássicas de terror universal através da pena de Giulia Moon, uma das raras autoras brasileiras especializadas no gênero. Neste livro, Giulia Moon conta através de sua prosa bem desenvolvida onze estranhas aventuras de seres sobrenaturais - um menino e o seu amigo invisível; um herói que carrega um diabinho tagarela no ombro; um ser bizarro que assombra livros usados; uma conversa do Saci com o Menino Jesus. O conto 'A Dama-Morcega', que dá nome ao livro, traz a história de uma misteriosa mulher desmemoriada exibida como atração de um circo de horrores. Um médico, Olavo Alencar, dedica-se a descobrir o fenômeno oculto sob a fisiologia peculiar de Agnes, a Dama-Morcega. Uma vampira de verdade? Ou apenas uma aberração médica? O conto 'A Dama-Morcega' revisita as clássicas narrativas de cientista versus criatura fantástica, acrescentando à trama o colorido bem brasileiro de uma São Paulo nos primeiros anos do século XX.

Esse livro é composto por contos também e tem alguns de deixar o cabelo em pé e o mais interessante é que eles são bem diversificados o meu preferido que não vou recordar o nome agora é o de um garotinho que tem um amigo invisível para lá de assustador e de causar pesadelos em muita gente grande.


5. Relâmpagos de Sangue - Por Nelson Magrini



Título: Relâmpagos de sangue
Autor (a): Nelson Magrini
Páginas: 456
Editora: Novo Século
Skoob

Sinopse: Desde quando ela estava tendo aquelas visões? Não sabia de um modo exato, não tinha certeza. Acreditava que tudo havia começado após a viagem de quinze dias que fizera há pouco mais de um mês, mas ela não podia jurar. Na realidade, não se lembrava. E por estranho que fosse, havia várias outras coisas que ela não se recordava, e os lapsos de memória também começaram após aquela viagem. Ela não sabia dizer que coisas eram; apenas sabia que eram importantes e que estavam em sua memória, muito perto, mas não conseguia acessá-las. Estavam lá, mas eram fugidias, toscos espíritos que pareciam flutuar sem rumo, ao redor de sua mente, zombando dela, zombando de sua sanidade e de seu medo. Ela apenas sabia que tinha medo, e esse medo, não tinha dúvidas, era real. Sara aproximou-se novamente da janela, olhando para fora. A chuva continuava a castigar sem piedade. Um relâmpago iluminou a sala e, imediatamente, seguiu-se um trovão fortíssimo, que fez com que as paredes estremecessem mais uma vez. Sara tremeu, sentindo um pavor ainda mais intenso, apoiando-se no batente próximo para não cair. Porém, desta vez, não fora o estrondo do trovão que a assustara, ou a fúria das águas; fora o relâmpago, um relâmpago diferente e, por tudo que ela conhecia e sabia, não podia existir. Sara olhou suas mãos trêmulas. Apesar de tudo, ela tinha certeza de que agora não estava tendo uma visão, sabia que era real. Um relâmpago diferente, um relâmpago vermelho, igual a sangue. E ela podia jurar que sussurrava seu nome.

Eu acho esse livro muito bem elaborado e com uma história interessante e diferente das que encontramos por ai.  É um livro que li já faz mais de dez anos mas que ainda assim esta fresco na minha memória e que eu sempre dou um jeito de indicar. Ele não é propriamente um terror e sim um suspense que leva o leitor a devorar as páginas para descobrir o que a visão dos protagonistas querem revelar. Acho que vale muito a pena a leitura.

Essa é a minha listinha pessoal. Vocês já leram algum? E quais livros nacionais vocês me indicam para ler na noite de Halloween com as luzes acesas claro?

Boa leitura e até a próxima!

22 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Se teve uma coisa que eu adorei foi por serem nacionais! Antigamente eu lia taaantos, e agora eu estou sendo levado para o estrangeiro, não posso deixar que isso ocorra com frequência! E claro, Raphael Montes é o mestre do terror, não é verdade? Não sei se este autor foca muito no terror, mas Gustavo Avila também apresenta um pouco disso em seus livros! Ainda não cheguei a ler algo dele, mas muita gente comenta a respeito! Adorei a seleção, ficou ótima a postagem <3

    Allons-y,
    JUSTIFICOU | TEORIAS & INSPIRAÇÕES ♡

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem ?
    Achei bem bacana o post que fez, bem original na verdade. No entanto, embora eu tenha lido bastante livros nacionais ultimamente, livro de terror é o que de jeito nenhum eu leio.
    Vejo muita gente falado bem do André Vianco.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei suas escolhas.
    Sementes do Gelo tá na minha lista comprei quatro do Vianco lá e só tá falatando este.
    R.Montes é demais e eu acrescentaria Jantar Secreto.
    Bem. Terra Amaldiçoada de Douglas Lobo, Terra Cruz de Leonardo Brum, Obscura de Dark Gero e Sete Ossos e uma Maldicao, de Rosa Amanda Strausz, todos nacionais heeeeeee e tem resenha deles lá no blog.
    e ai o que vai? Doce ou travessura? rs
    Amei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!
    Adorei a sua lista. Livros de terror e suspense são gêneros que eu adoro ler (apesar de ainda não ter conseguido ficar com medo em vários deles - só dois conseguiram esse feitio).
    Da sua lista, eu não li nenhum desses, mas conheço Raphael Montes. Quero muito ler algo dele, só não sei por qual eu começo... Tenho um livro do André Vianco aqui em casa, mas ainda não li - não conhecia esse dele, mas fiquei bastante interessada. Mas o que mais me chamou a atenção foi o último, Relâmpagos de Sangue. Não conhecia ele, mas fiquei bem interessada nele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oieee
    por mais que eu leia pouco livros nacionais gosto muito da escrita do R.Montes, adorei suas dicas e com certeza vou dar uma olhada nas outras obras que você citou.
    beijooos

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar super bem sobre O Vilarejo e acho bem legal a seleção de livros que você escolheu para mostrar aqui.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Sou doida para ler váaaaarios livros desse gênero, mas sou medrosa, hahahaha. Adorei tuas dicas, tenho bastante vontade de ler Sementes no gelo e O vilarejo.

    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Gostei do post dos livros que citou li somente um pedaço do livro do Rapahel e gostei bastante quando tiver a oportunidade quero ler inteiro. Eu tenho uma dica não sei se você conhece o Pedro Eckman ele escreveu a trilogia Cidade das Trevas muito bom eu super indico.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Dos livros que você selecionou, o que mais quero ler é O Vilarejo, do Raphael Montes, aliás, quero ler tudo dele. André Vianco também me instiga a conhecer.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiê!
    De todos os livros citados, só li O Vilarejo e amei, amei, amei!! Conheci a escrita de Raphael Montes através dessa obra.
    Os outros não conhecia, mas fiquei bem interessada no livro da Giulia Moon, gosto bastante do estilo dela =)

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    O Vilarejo é um livro incrível!!! Li super rapinho e fiquei apaixonada pela escrita do Raphael.
    O outros eu não conhecia e parecem bem bacanas. ^^ Obrigada pelas dicas!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,Eu não conhecia nenhum dos livro kkkkkkkk eu sou mt medrosa pra isso ;-; mas confesso que eles não são ruins não tem sinopse boas até :)

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Da listagem só conhecia a do Raphael Montes, porque né, é Raphael Montes. Os outros foram novidades e anotei algumas dicas mesmo não sendo muito fã dos gêneros. Queria ter mais livros nacionais assim para te indicar porém eu não conheço MESMO hahaha Adorei a listinha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii! Apesar de ainda não ter lido, o único da sua lista que eu conhecia é o livro "O Vilarejo", mas adorei as suas dicas de livros nacionais de terror. Parecem conter histórias assustadoras e envolventes, os livros que mais me deixaram curiosa foram Sementes no Gelo, O Edifício e A Dama Morcego. Obrigada pelas dicas e irei anotar todas, bjss!

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    eu sou apaixonada pela escrita do Raphael Montes, já li "Jantar secreto" e estou lendo "Suicidas", e já quero ler tudo dele inclusive "O vilarejo". Outro autor que me chama muita atenção é o André Vianco, nunca li nada dele mas devidos aos elogios que suas obras recebem eu o vejo como um dos autores referência nacional do gênero. Adorei as dicas.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  16. olá...dessa lista fiquei curiosa pelo titulo de André Vianco, pois curto a escrita dele... Esse de Raphael Montes tá na minha wishlist há um tempão, espero poder conferir logo a trama... me falam mto bem dele... os demais titulos eu nunca tinha ouvido falar...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    De todos só conheço o do Vianco e do Raphael, parecem ser bons, mas tenho outras escolhas para esse halloween...

    ResponderExcluir
  18. OIii!

    Eu não sou muito fã desse genero, pois sou bem medrosa. Maaaaaas tenho muita curiosidade em ler as obras do Raphael. Gostei da sua seleção.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Adorei suas indicações de leitura para a data.
    Sementes do gelo foi um dos primeiros livros que li e adorei a história, é muito bem construída e da bastante medo.
    Já O Vilarejo não gostei muito, acho que minhas expectativas estavam bem altas e não encontrei isso no livro

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Acho que "O vilarejo" é o único livro do Raphael que eu ainda não li, mas tenho muita curiosidade de ler. "Relâmpagos de sangue" eu ainda não conhecia, mas achei a premissa bem interessante. Nunca li nada do André Vianco, mas confesso que não sinto muita curiosidade de conhecer.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oiee...
    Ainda não li nenhum desses livros. O Vilarejo eu até tenho no meu aolicativo da saraiva o celular, mas ainda não tomei coragem de ler. Sim, sou bem medrosa, mas estou começando a ler o gênero aos poucos porque, pesar de ter medo, são os enredos que mais me fascinam.
    Adorei as dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Dentre todos o único que eu conhecia e já li é O Vilarejo. Achei a montagem do enredo surpreendente e aquele final me deixou meio bugada! Hahahaha
    Dentre os demais o único que chamou minha atenção foi Sementes no Gelo.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir