19 outubro 2017

[Resenha] Tempestades de sangue - Por Kel Costa




Título: Tempestades de sangue - A vingança dos Mitológicos
[Fortaleza Negra #2]
Autor (a): Kel Costa
Páginas: 320
Cortesia: Ler Editorial
Skoob || Goodreads
Compre: Amazon || Ler Editorial || Saraiva

Sinopse: Na continuação da série Fortaleza Negra, ninguém está completamente a salvo. Mas a coragem e a determinação de Sasha a transformam em uma destemida guerreira, capaz de suportar as piores adversidades.
A adrenalina está de volta neste romance vertiginoso!
Mais intenso.
Mais sangrento.
Mais apaixonante.
Porque o medo não terá espaço na luta pela sobrevivência.


Resenha anterior:



Não contem spoilers do livro anterior. 

A Sasha está em uma espécie de torpor depois da morte de uma pessoa muito próxima a ela (coisa que aconteceu no final do livro anterior, então leias e descobrirás) e do afastamento do seu “quase pseudo namorado” (você realmente vai ter que ler o primeiro livro para descobrir de quem estou falando, se não perde a graça).

"As pessoas deviam achar que era eu quem procurava problemas, mas não era verdade. Os problemas é que me encontravam, sem que eu pedisse. E, quando isso acontecia, eu simplesmente encarava."

Mas, claro, já sabemos que a Sasha é um imã para problemas e consegue arrumar confusão mesmo quando tenta ficar na dela. Nossa protagonista consegue se envolver em uma investigação sobre o tráfico de sangue que rola na Fortaleza e em uma missão de espionagem de uma provável traição. Isso sem contar a insistência dela em deixar o Klaus irritado, deixando-o cada vez mais perto de matá-la. E é só o começo: logo as coisas começam a desandar de vez e ela vai ter que lutar pela própria sobrevivência e para proteger aqueles que ama.


"Minha cota de homens bonitos tinha se esgotado quando [...] entrou na minha vida. Eu acreditava que havia alguma lei no universo que regesse esse assunto."






Dessa vez a autora já chegou dando uma voadora com os dois pés bem no meio do peito do leitor. Agora eu pergunto à autora: mulher, para que tudo aquilo logo no prólogo? Sério, desafio você, leitor, a ler o prólogo e parar de ler antes de descobrir o que acontece a seguir. O que nos é revelado só lá pela página 128.

Com isso em mente, aqui vai a minha primeira dica para quem vai iniciar a leitura: faça isso em um dia de disponibilidade, caso contrário acabará perdendo seus compromissos. Até porque, se comparado ao primeiro livro, esse tem, no mínimo, o dobro de cenas de ação e reviravoltas.


Já que mencionei isso, quem leu minha resenha sobre o primeiro livro talvez se lembre que uma das minhas ressalvas foi que algumas pessoas poderiam considerar a leitura um pouquinho arrastada porque a autora descreve muitas cenas sobre a rotina dos personagens, até porque estava nos apresentando um mundo totalmente novo. Garanto que não existe a menor possibilidade de isso acontecer neste segundo livro: que conta com cenas de ação e reviravoltas uma atrás da outra.

Agora, se você achou a Sasha insolente, desbocada e briguenta no primeiro livro, garanto: ela voltou ainda pior. A bicha colocou na cabeça que não tem mais medo de nada depois de tudo que passou durante o primeiro livro. Particularmente, adoro personagens femininas fortes e determinadas, que falam e fazem o que querem e sempre tentam ser fortes, apesar das dificuldades. No entanto, em alguns momentos durante a leitura eu pensava coisas do tipo: “fia, cala a boca senão você vai morrer”; “para com isso, não precisa ter medo de tudo, mas um pouco de bom senso seria bom”...

Outra coisa que mencionei na minha resenha sobre o primeiro livro foi que a Sasha é uma adolescente, e, como tal, tem alguns dramas típicos da fase e exagera na dose de drama em alguns momentos. Já neste livro temos uma Sasha um pouco mais madura e não temos tantos dramas escolares.


Falando em personagens, eu não poderia deixar de mencionar a Lara e o Kurt. Sendo bem sincera, durante o primeiro livro eu não tinha certeza se a amizade deles era sincera, eles gostavam um pouco demais de colocar a Sasha em confusões. Já durante esse segundo livro todas as minhas ressalvas foram por água abaixo, me apaixonei cada vez mais pelos dois, principalmente pelo Kurt, que passa a exercer um papel fundamental no enredo.

Já a família da Sasha começa a desenvolver um papel diferente a partir desse segundo livro. Os pais dela vão perdendo aquele papel de educares e passam a ser protegidos pela Sasha. Só posso dizer que talvez eles não lidem muito bem com isso. Ao contrário do Victor, irmão dela, que passa a querer segui-la para todos os lados.


Mas e a autora, escreve bem? Estou simplesmente apaixonada pela narrativa da autora, que é excepcional e não deixa nada a desejar aos autores estrangeiros do gênero. A obra é narrada em primeira pessoa, através do ponto de vista principalmente da Sasha, mas também de outros personagens em alguns pontos.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro e que o difere de outras obras que tratam sobre seres sobrenaturais, especialmente vampiros, foi explicação que a autora deu para a origem/surgimento destes seres. Dá para perceber que a autora fez uma pesquisa minuciosa sobre história e mitologia ao escrever o livro e conseguiu inserir essas pesquisas no livro de forma natural, sem deixá-lo cansativo de ler. O que, ao meu ver, é um toque de genialidade.

Quando resenhei o primeiro livro, destaquei que havia sim romance, mas não disse quem seria o par romântico da protagonista para não tirar a graça de quem pretende ler. Vou fazer o mesmo nesta resenha, pois garanto que a leitura será mais prazerosa dessa forma. Mas posso dizer que o par romântico da Sasha é um ser arrogante, grosso, bronco, e, até agressivo, que precisa ser colocado urgentemente no seu devido lugar. Mas isso não evita, de forma alguma, que o leitor goste dele e torça para que o romance dê certo.

Agora, eu preciso fazer uma retratação séria. Durante a resenha do primeiro livro eu comentei que considerei as letras e espaçamentos pequenos. Quando o segundo livro chegou, a primeira coisa que fiz foi ver isso: se as letras e espaçamentos estavam em tamanho razoável. Ao abrir o livro, pensei: “nossa, que legal, a editora resolveu o problema.” Só que aí fui pegar o primeiro livro para comprar, e, para minha surpresa, estavam exatamente iguais.

Eu destaquei, durante a resenha anterior, que estava estudando entre 8 e 10 horas por dia, tendo em vista a proximidade de um concurso. E, por isso, até postei uma foto do miolo do livro para que cada leitor tirasse suas próprias conclusões. E agora eu vejo que o cansaço afetou sim meu julgamento. Devo dizer que as edições estão lindas, não encontrei erros, e o cuidado com os detalhes pode ser vislumbrado a cada virar de páginas.


No que diz respeito ao final, a autora terminou o livro de um jeito que deixará o leitor surtado se não tiver a continuação em mãos. Ainda bem que eu tinha e comecei a ler logo na seqüência, na verdade, estou escrevendo esta resenha depois de já ter finalizado a trilogia, não tive condições de parar de ler o livro para escrevê-la antes. Então, aqui vai a dica número dois: tenha o terceiro livro em mãos antes de começar a ler o segundo. Depois não diga que não avisei.

Neste segundo livro eu não encontrei pontos negativos a serem destacados. Na verdade, todos os pontos negativos que vislumbrei no primeiro livro foram corrigidos agora. Então, claro, se você leu e gostou do livro anterior, pode ser este segundo sem medo, pois está ainda melhor. Se você ainda não iniciou a trilogia, creio que ela seja indicada para quem gosta de fantasias envolvendo seres sobrenaturais, com uma pegada de romance e comédia.

Espero que tenham gostado da dica. Fiquem de olho que logo tem mais!





22 comentários:

  1. Ola Barbara amo essa trilogia, adoro a protagonista e toda sua impulsividade dando mais emoção ao livro, a escrita da Kel é maravilhosa, estou aqui na torcida pelo nosso casal lindo. Já estou com o terceiro e último livro não vejo a hora de ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço essa série, fiquei muito curiosa para ler! A sua resenha está muito boa, a história parece maravilhosa, a sua empolgação é contagiante!

    Bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha visto essa série antes, mas nunca curti MT as capas então nunca parei pra ver além, foi no lançamento do último volume e nas resenhas q tenha visto da série q acabei me interessei pela história. Espero poder ler um e gostar tanto qnd vc. Acho q o excesso de descrição do primeiro livro pode me desanimar um pouco, mas é valida a leitura com tantas reviravoltas assim.
    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu também li e resenhei esse livro recentemente, então é bem legal poder ver como cada pessoa fala sobre o livro de uma forma, optando por revelar isso ou aquilo. Eu gostei muito de "Tempestades de Sangue", é aquele tipo de leitura que a gente não consegue largar, né?! E o final, mais uma vez, me deixou de queixo caído.

    ResponderExcluir
  5. Oi Barbara, não lembro da resenha do primeiro livro, mas esta aqui me deixou bem empolgada, sem falar que as fotos do livro dão a verdadeira ideia do quanto a arte gráfica do livro está linda. Adorei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não conhecia essa trilogia, eu adorei a personagem Sasha e quero conhecê-la em breve, fiquei curiosa para descobrir quem será o seu par romântico! Além disso, ainda bem que a editora corrigiu os erros que você notou no primeiro livro, fico feliz que a experiência tenha sido maravilhosa pra ti. Espero que seja pra mim também. Achei as capas uma graça.

    xoxo <3

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei sua resenha.
    Ainda não conhecia essa série, mas, pelos seus comentários, parece ser uma leitura bem bacana. Vou conferir a sua resenha anterior e ver se coloco nos desejados... Mas, pela minha empolgação é certeza que gostarei de ler <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Bom...fico numa posição difícil para falar de um livro que seja continuação sem saber quem é a protagonista porque isso já foi amplamente resolvido nos livros anteriores para quem acompanha a saga.
    Eu não gosto muito de continuação por esse detalhe.
    Mas parabéns pela resenha.
    A idéia da autora dando uma voadora no peito do leitor através do prólogo foi bem engraçada rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia essa trilogia, mas fiquei interessado porque gosto de uma boa fantasia.
    Fico feliz em saber que os erros do primeiro foram corrigidos. Não gosto de histórias com muitas descrições.
    Vou anotar a dica porque me parece uma história de tirar o fôlego.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Aquele livro que deve fazer a história ficar rodando na cebeça quando fechamos, só pela curiosidade. Isso sempre faz a leitura voar.
    Reviravoltas com ação... livro de uma sentada rsrs. Não conhecia, mas é uma boa dica para mim que curto esse tipo de fluides.
    As fotos ficaram lindas, dá ainda mais vontade de adquirir o livro.


    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, como vai?

    Eu não conhecia essa trilogia, mas do que "peguei" nessa resenha, ela me parece ser muito bacana. Gosto de livros com pegadas sobrenaturais e fantasia, e se tiver uma pontinha de romance, já me desperta interesse, e acrescentado uma pegada de comédia então... Tá, já fiquei interessada! rs

    Linda resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  12. amei a sua dica, parece ser bem bacana mesmo. Tem coisas que só pela capa a gente já gosta e só pela capa eu gostei e com tudo que vc falou gostei mais ainda!! bjos

    ResponderExcluir
  13. É bom que você deixe claro que mesmo que o primeiro livro se arraste não acontece com o segundo porque se torna chato querer a continuação, mas o ruim é que a capa não me chama a atençãoe eu fico me arrastando para ter vontade.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Gente, quero muito ler! Adorei a capa, achei muito fofinha! Apesar do foco, com certeza, não ser esse! Sua resenha está ótima, bem sincera, o que eu amo! Preciso saber mais sobre pra conferir logo :3

    ResponderExcluir
  15. Olá Babi!
    Gostei da premissa do livro, e saber que a personagem evolui no segundo e a escrita da autora evolui freneticamente torna a espera bem melhor! Vou anotar a dica, um pouco de ação é sempre muito bom!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Eu li o primeiro livro dessa obra e adorei demais a história criada pela autora, ainda não tive a oportunidade de ler a continuação, até porque as edições que tenho são de outra editora, mas espero em breve mudar isso!

    BJss

    ResponderExcluir
  17. Ooi! Sua resenha me deixou loucaaaaa pelo livro! Já conhecia a obra apenas pela capa, mas nem nunca tinha lido nada sobre. Esse volume parece estar de tirar o fôlego, dica mais que anotada. Vou buscar mais sobre o primeiro livro.
    Parabéns pela resenha, amei! Hahahaha

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    É tão bom quando pegamos uma continuação e ela nos surpreende em diversos aspectos, não é mesmo? Fiquei bem curiosa para conferir a obra e essa narrativa maravilhosa da autora! Um ponto que curti muito saber é que suas inseguranças em relação ao primeiro livro foram por água abaixo e que este livro não teve pontos ruins a serem destacados. Vou logo comprar a trilogia e ler tudo de uma vez, assim evito a ansiedade né? rs Amei sua resenha!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Bárbara,
    Sério que a autora faz isso? Que maldade! Entretanto, é um ponto positivo, pois prende o leitor para caramba.
    Fiquei muito contente por a protagonista ter amadurecido e bastante curiosa para saber o que se passa nessa história, que parece ser muito encantadora.
    Vou anotar a dica para ontem!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Olá! Eu não conhecia essa trilogia, porém suas impressões me deixaram instigada a procurar saber mais a respeito dela. Sem dúvidas, anotarei essa recomendação. Enfim, adorei ler sua a resenha e conhecer suas impressões. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oii!!
    Não conhecia a trilogia, mas já fiquei bem curiosa para ler. Gosto de livros empolgantes pra mim são as melhores histórias. Pela sua resenha, já vi que não vou me arrepender de ler não. Quando é série ou trilogia, eu só começo a ler quando já tenho todos em mão, por que gosto de ler tudo de uma vez. Adorei a dica e vou querer ler com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Barbara! Tudo bem?
    Já li todas as resenhas da trilogia que tu escreveu e posso te dizer que não apenas amei os teus textos, mas também estou plenamente convencida a ler porque adoro essa temática. Porque, como tu sabe, sou doida por vampiros e aventuras!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir