26 outubro 2017

[Resenha] Ruínas de gelo - Por Kel Costa



Título: Ruínas de gelo - O confronto final
[Fortaleza Negra #3]
Autor (a): Kel Costa
Páginas: 372
Cortesia: Ler Editorial
Skoob || Goodreads
Compre: Amazon || Ler Editorial
Sinopse: Uma nova ascensão.
Um elo de sangue sem precedentes.
Um poder capaz de transformar o mundo.
Na última parte da série Fortaleza Negra, Sasha precisa enfrentar as consequências de seus mais recentes atos. A caça aos mitológicos se intensifica e a jovem se torna peça fundamental na batalha que se aproxima.
Amor, amizade e lealdade se entrelaçam a cada nova decisão que precisa ser tomada antes que o cronômetro pare de rodar.


Resenhas anteriores:

Contém spoilers dos livros anteriores.

Após a morte de Rurik as coisas degringolaram de vez na Fortaleza: várias casas dos humanos foram explodidas, o que acarretou na perda de muitas vidas humanas e fez com que os sobreviventes fossem obrigados a mudarem-se para a Morada. Como os mitológicos não param de atacar a Fortaleza, os humanos não podem deixar o local, onde artigos básicos para sobrevivência, como roupas, comida e remédio, agora estão escassos.

Mas as coisas são ainda piores do que parece. O número de vampiros aumentou muito após a criação dos guardiões, enquanto o número de humanos (e conseqüentemente de doadores) caiu drasticamente após os últimos ataques. Somando isso ao fato de o depósito de sangue também ter sido explodido, podemos concluir que essa é a receita para o desastre.

No meio de tudo isso a Sasha ainda tem que lidar com os próprios dramas, como o fato de que seus pais estarem cada vez mais cientes da existência de algo entre ela e Mikhail, e não vão aceitar isso tão facilmente. Além de que algo muito estranho começa a acontecer com o corpo dela, algo que o corpo humano dela pode não ser capaz de suportar...




Graças a nossa senhora protetora das leitoras desesperadas (quem leu a série vai entender a referência), eu tinha esse livro quando terminei de ler Tempestades de sangue, o segundo livro da série e já comecei a lê-lo logo em seguida. Devo dizer que este livro não tem tantas cenas de ação quanto seu antecessor, mas garanto que não é parado em momento algum e consegue manter o leitor grudado página após página.



Nas resenhas anteriores eu preferi não revelar com quem a Sasha tem um envolvimento romântico, mas agora acho que não faz mais sentido já que até tentei, mas não consegui escrever esta resenha sem revelar spoiler dos livros anteriores. Então vou escrever um pouquinho sobre isso agora.

Admito que no primeiro livro várias das atitudes do Mikhail me incomodaram bastante, mas tentei manter em mente que ele é um vampiro milenar que não está acostumado com os hábitos humanos atuais e menos ainda a se relacionar com humanas, o que é proibido, aliás. Mas foi legal ver como a relação entre a Sasha e o Mikhail evoluiu ao longo da série. No começo ela tinha medo dele e sentia uma atração desenfreada, gostei de vê-la se impor e gostei de vê-lo revendo suas atitudes para não mais magoá-la. Neste terceiro livro questões novas surgem e antigos problemas retornam com força para atrapalhar o relacionamento dos dois, será que os sentimentos deles serão fortes o suficiente para superar os obstáculos que se impõem?



Neste livro é dado mais destaque ao Klaus e ao Kurt, inclusive temos alguns capítulos narrados através do ponto de vista dos dois. Gostei muito disso, inclusive por poder entender o Klaus melhor, ele é aquele tipo de personagem que você ama e odeia ao mesmo tempo, e, com certeza, a história não teria a mesma graça sem ele.

Já escrevi sobre isso nas resenhas dos livros anteriores, mas realmente gostei muito da escrita da autora. O único porém é que, neste livro, eu encontrei alguns erros de revisão, o que não aconteceu nos livros anteriores. Mas já adianto que não é nada demais e não compromete a obra como um todo. Por falar na obra, o trabalho gráfico da editora foi muito bem feito, como aconteceu nos livros anteriores. Gostei da capa, o livro tem orelhas e o miolo é composto por folhas amareladas, e letras e espaçamentos de tamanhos que facilitam a leitura. Sem contar os desenhos a cada início de capítulo, que dão um toque especial à edição.



Agora vamos lá comentar sobre o que me impediu de dar nota 5 a este livro: eu achei que a autora não aparou todas as arestas. Fique tranqüilo(a), a leitura da trilogia ainda vale a pena e o que era mais importante foi solucionado e explicado. Talvez outros leitores nem enxerguem da mesma forma e eu fiquei com essa sensação porque sou detalhista e/ou chata demais. Vou explicar aqui embaixo sobre o que estou falando, mas vou deixar as letras em branco porque contém spoilers sobre esse terceiro livro. Se quiser ler é só passar o mouse em cima.

1. A autora bateu bastante na tecla do tráfico de sangue no primeiro, e, principalmente no segundo livros. E no terceiro volume ficou claro que existiam traidores vampiros entre eles, até mesmo porque a Sasha viu um deles implantando uma bomba. E isso acabou nem sendo abordado no final da série. Pensando um pouco, eu presumo que o problema foi resolvido porque eles passaram a confiar somente nos guardiões, e que, com o extermínio dos mitológicos, essa traição perdeu o sentido de existir. Mas senti falta de explicações maiores sobre o assunto.

2. Durante o segundo livro foi dado grande destaque ao roubo da exterminator e ao fato de que os Mitológicos produziram uma munição que seria capaz de matar até mesmo os Mestres. E, pelo que depreendi da leitura do segundo livro, essa arma teria ficado com os Mitológicos, então eu esperava que ela desse pelo menos um pouco de trabalho. No entanto, a arma não apareceu e não foi mencionado o que aconteceu com ela.



No geral, foi um excelente desfecho para a trilogia. Com um final gostoso de acompanhar que deixou um gostinho de quero mais. Como já mencionei nos livros anteriores, a trilogia é indicada para quem gosta de fantasia sobrenatural, com um toque de romance e comédia, que não deixa nada a desejar aos livros estrangeiros do gênero. Garanto que a leitura vale a pena, e, devo acrescentar que estou ansiosa para conferir outras obras da autora.

Espero que tenham gostado da dica. Fiquem de olho que logo tem mais!

15 comentários:

  1. Oi Barbara, tudo bem ?
    Eu fiquei bem interessada na trilogia, pelos ingredientes apontados por você, adoro fantasia sobrenatural, com bom humor então...fica perfeita.
    Mas confesso que não conhecia e se fosse apenas pela capa, eu nÃo leria, sempre julgo livros pela capa, preciso parar com isso.
    Adorei conhecer sobre, mesmo que sendo na resenha do ultimo e com alguns spoilers, como vc alertou. Eu pretendo ler, então dica anotada.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbara!
    Eu não conhecia a trilogia, mas apesar de gostar de histórias de fantasias, não curto muito as que envolvem vampiros, ou tenham esses seres como trama principal.
    E como você disse, concordo com você: achei a capa bem bonita e talvez fosse ver do que se tratava por causa dela.
    Mas passo a dica dessa vez...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara, ainda não li nenhum dos livros da série mas venho acompanhando as resenhas aqui no blog e tenho muita curiosidade. Sei bem como se sente em ficar desesperada para a continuação e è um alívio quando já possuímos o livro.
    Pena que você sentiu que faltou algumas coisas mas fico feliz que no geral tenha curtido a trilogia.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara, nunca li nada da autora, mas caí de amores por esse projeto gráfico e só quero ler o livro por causa deste capricho. Tá lindo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu morro de curiosidade com esses romances épicos, mas ainda não li. Esse em especial parece muito bom. Adorei a sua resenha, deu muita vontade de ler esses livros!!

    bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler essa série, estava só esperando ela ser finalizada pra poder comprar meus exemplares. Fico feliz que o livro tenha trazido algumas supresas ela vc. Como não quero pegar spoilers pulei algumas coisas e fico feliz, de saber q vale a pena ter tudo pra ler numa tacada só.
    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara,
    fantasia não é um gênero que leio com frequência mas isso não me impede de dar uma oportunidade quando a história me chama a atenção. Eu não conhecia essa série, na verdade conheço muito pouco das publicações dessa editora, no entanto admito que suas considerações me chamaram a atenção, parece realmente ser uma boa trama, não sei se ocorrerá em algum momento, mas se eu tiver uma oportunidade darei uma chance.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  8. Oi Barbara.

    Eu sabia apenas do primeiro livro e confesso que estava com muita vontade de ler na época do lançamento. Mas acabei largando de lado. Lendo sua resenha confesso que foi uma surpresa, pois não conhecia e fiquei bem curiosa com a história.A capa também é maravilhosa e não resta dúvidas que vou adicionar a trilogia na minha meta de leitura. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  9. Como não li os primeiros livros fiquei meio perdida na resenha... Mesmo assim, o que pude perceber é que mesmo com algumas arestas a trilogia fechou de maneira boa e satisfatória, deixando um gostinho de quero mais. acho que isso é o mais legal de tudo pois dá aquela vontade de ler mais trabalhos da autora, não é mesmo?
    Não é um estilo que leio muito, mas vou deixar a dica anotada aqui, vai que ele aparece no meu caminho :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  10. Que bom que, apesar da revisão, você conseguiu gostar bastante da história. Eu li a sua resenha do segundo livro e fico feliz que o resultado do terceiro foi relativamente bom pra ti, também adoro desenvolvimento de personagens e que legal que a Sasha e o Mikhail tiveram um relacionamento que evoluiu com o passar dos livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Barbara!
    Já tinha visto esse livro por aí, mas nunca parei para prestar. Sempre achei a capa muito infantil e não me chamou atenção.
    Como não sou muito fã de fantasia já fico receosa de ler. Sempre vou com o pé atrás. rsrs... mas que bom que você curtiu a trilogia! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi. Tudo bem?
    Nossa, a série parece ser uma ótima dica. Apesar de não me interessar muito por livro de fantasia, eu achei interessante a história dessa série. Eu adorei a capa, as ilustrações são magníficas. Depois de ler sua ótima resenha, fiquei animado para conhecer um pouco mais a fundo a história. A única coisa que me desagradou um pouco foi saber que a autora deixar alguns pontos sem esclarecimentos. Mas, fiquei interessado. Já anotei a dica. Obrigado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já vi tantas recomendações dessa série que morro de vontade de lê-la, ainda mais por ser nacional e ter temas sobrenaturais que amo.
    Pelo jeito a leitura da trilogia compensa muito, que por mais que a autora não tenha 'aparado as arestas' como vc disse, ainda foi um ótimo livro de encerramento

    ResponderExcluir
  14. Oiee Bárbara ^^
    Menina, eu não sabia que a Kel tinha lançado o terceiro livro da trilogia *-* li o primeiro já tem um tempão, mas acabei não comprando o segundo. Agora se eu for ler o segundo vou ter que reler o primeiro, porque me lembro de poucas coisas...haha' Fico feliz em saber que você gostou do desfecho da trilogia, apesar das ressalvas :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Barbara

    É bom quando a gente tem a sequencia de uma série que a gente tá gostando muito né? Hahaha
    Eu li a resenha mesmo com o aviso de spoilers, já que não tenho interesse na mesma, e fiquei contente ao saber que você curtiu mesmo com essa pequena ressalva sobre rer ficado umas coisinhas soltas e sobre os errinhos.
    Ótima resenha.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir