09 outubro 2017

[Resenha] Mãe sem Manual - Por Rita Lisauskas



Título: Mãe sem manual
Autor (a): Rita Lisauskas
Páginas: 112
Editora: Belas Letras
Skoob || Goodreads
Compre: Amazon || Submarino || Americanas

Sinopse: A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando.

Mãe sem manual é um livro que desconstrói o mito do conto de fadas de ser mãe de uma forma leve e divertida e é excelente para as mamães de primeira viagem que ainda não sabem bem o que esperar tanto durante a gravidez quanto  os primeiros meses da vida do bebê que convenhamos é uma tarefa árdua e com muito aprendizado pelo caminho.

Eu como mãe de dois, e logo mais de um terceiro, uma  menininha que já esta à caminho sei muito bem quais são as dificuldades que enfrentamos nessa fase e que muitas vezes ficamos perdidas e com aquele pontinho de interrogação na cabeça: E agora?!

Mãe sem manual aborda vários assuntos como o pré natal,  a escolha do parto, amamentação,  os hormônios a flor da pele, os palpiteiros de plantão,  as noites sem dormir... Tudo aquilo que toda mamãe já passou e as futuras mamães vão passar.





O que achei mais legal na autora é que ela não faz parecer que o fato de ser mãe é só aquele mundo fofo que aparece nos comerciais e novelas e mostra a realidade das dificuldades que enfrentamos no dia à dia e o aprendizado e descoberta que é cada amanhecer com as novidades que o bebê apresenta.  Ela também deixa várias dicas bacanas sobre o que você deve fazer e procurar como no caso da escolha entre o parto normal e a Cesária e caso tenha dificuldades na amamentação.






A diagramação do livro também esta bem bacana com capa dura, páginas amarelas,  por dentro o livro é bem colorido e com ilustrações divertidas representando o ato de ser mãe.  Não notei erros de revisão ou ortografia.

Recomendo esse livro para todas as mamães de primeira viagem de plantão. Tenho certeza que ele vai ajudar a esclarecer muitas dúvidas e angústias que aparecem nessa fase da vida. E para quem já é mamãe também pois ele vai ajudar a relembrar aquela fase em que a gente não sabia trocar nem uma fralda ainda mais que hoje a gente lê e ri de tudo isso principalmente por saber que sobrevivemos a uma fase bem punk da vida.

Boa leitura e até a próxima!












12 comentários:

  1. Oi.

    Tenho certeza que essa é uma ótima dica para as mamães. Ainda não conhecia este livro, ele parece ser bem legal para, como você disse, as futuras mamães. Como eu ainda não estou perto disso, vou deixar passar a dica

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pela benção que está a caminho. Tenho um filho e sei bem como não é um mar de rosas, apesar de ser uma deliciosa experiencia.
    Curti a premissa do livro, parece abordar o assunto de forma leve e e descontraída.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua bebê!
    Eu não tenho filhos, mas minhas irmãs têm e eu vejo por elas como às vezes a maternidade pode ser difícil, tanto na hora do parto, quanto sobre amamentação, até cólica e eventuais problemas decorrentes do nascimento. Gostei bastante da dica!
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oii, confesso que não sou mamãe ainda, mas andei dando livros nesse estilo de presente. Adoreia a ideia e sua resenha. Bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não sou mãe e pretendo continuar não sendo por um bom tempo ainda. Gostei do livro, ele me parece leve e ao mesmo tempo tenta desmistificar essa coisa bela que muitos acham da gravidez. Vou indicar para as minhas primas que serão mamães de primeira viagem.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  6. Amei a indicação e já quero ler agora. Sempre penso na maternidade como algo que precisa ser desromantizado e de forma clara e didática e acho que isso livro traz um pouco disso.
    Obrigada pela dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi... não conhecia o livro. Achei a temática interessante, mas acho que é bem focado pra quem está ou pretende engravidar. Ainda tenho muita vontade de ser mãe, mas não sei se o leria. Mas a dica é muito bacana.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Achei a ideia central do livro encantadora, mas, como não faço parte do publico alvo, prefiro passar a dica...
    Acredito que a obra seja um prato cheio para as mamães de primeira viagem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Tenho visto muitas pessoas falando bem sobre esse livro, mas não é uma leitura que eu pretendo fazer no momento. Como não tenho filhos e não pretendo ter tão cedo, a temática não me atrai muito.
    No entanto, achei legal essa abordagem que a autora faz da maternidade, desmistificando a ideia de que ser mãe é só alegria e que tudo é fácil. Mesmo sem ter filhos, sei que mãe passa por muita coisa e acho legal a autora mostra isso de uma maneira bem humorada.
    Adorei a resenha e acho que é uma ótima dica para quem está planejando ter filhos em breve ou já é mãe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Já vi muitos comentários bons sobre esse livro e acho a ideia muito legal. Acredito que a história não seja para mim, mas deve ser muito interessante para quem é mãe ou pretende ser.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e não sou o público dele, mas gostei bastante da ideia, pois tenho certeza que ajudaria muitas mamães e gostei principalmente dele mostrar a realidade da maternidade e afins.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oi, cah. adorei esse livro, e mesmo não pretendendo ser mãe logo, eu adoraria ler, pois gosto de tudo que fala de bebês e de novas dicas. Como não é seu primeiro bebê, não foi novidade para você, mas certamente te fez relembrar várias coisinhas né.

    ResponderExcluir