12 setembro 2017

[TOP 5] Ressacas Literárias



Já vi muitas interpretações para o termo “ressaca literária”, no entanto, na minha opinião, a interpretação mais adequada é: incapacidade de ler um novo livro porque ainda estamos vivendo no universo criado pelo livro anterior. Tendo isso em mente, selecionei aqui cinco livros que causaram em mim essa sensação. Bora conferir:




5. Como eu era antes de você - Por Jojo Moyes




Título: Como eu era antes de você #1
Autor (a): Jojo Moyes
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Skoob || Compre || Encontre || Resenha
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.

Eu resenhei esse livro aqui no blog, e, para mim, ele foi extremamente reflexivo. Fez com que eu passasse a considerar minha vida inteira um exercício de futilidade e quisesse fazer mudanças. Foi uma das piores ressacas literárias que já tive, passei um bom tempo sem conseguir ler outro livro.







4. Série As peças infernais - Por Cassandra Clare

Título: Anjo Mecânico
[As peças infernais #1]
Autor (a): Cassandra Clare
Páginas: 392
Editora: Galera Record
Skoob || Compre || Encontre
Sinopse: Tessa Gray tem um anjinho mecânico pendurado no pescoço, um presente de família do qual nunca se separa. O tique-taque do pingente faz com que ela se sinta segura junto à lembrança dos pais, que já morreram. Mal sabe Tessa que esse barulhinho muito em breve vai se tornar o odioso som de um exército comandado por forças do Submundo. Com os Caçadores de Sombras e seu recém-descoberto poder sobrenatural, ela enfrentará uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das trevas na Londres vitoriana.

O final dessa série foi simplesmente lindo e genial, mas fez com que eu passasse três dias chorando depois que terminei de ler o último livro. Indico muito a leitura, mas já prepare os lencinhos.





3. Fortaleza Negra - Por Kel Costa



Título: Fortaleza Negra - A chegada da nova era
[Fortaleza Negra #1]
Autor (a): Kel Costa
Páginas: 464
Editora: Ler Editorial
Skoob || Compre || Encontre || Resenha
Sinopse: Não tema! Não se entregue! Resista!
O que aconteceria se a humanidade ficasse no meio de uma guerra sem precedentes entre criaturas poderosas, de duas espécies predadoras e extremamente perigosas?
Em um mundo completamente diferente de tudo que conhecemos até então, começa a aventura de uma adolescente rebelde e atrevida, que enfrentará os mais temidos vampiros e seres mitológicos, para conquistar uma posição de respeito, graças à sua força e coragem.


A autora criou um mundo inteiramente novo, totalmente completo, complexo e cheio de detalhes. Quando terminei a leitura e fui pegar outro livro para ler, ficava tendo que me lembrar o tempo todo que os personagens não estavam na fortaleza e que eles não precisavam ter medo de os mitológicos chegarem e saírem matando todo mundo.





2. Mr. Mercedes - Por Stephen King



Título: Mr. Mercedes
[Bill Hodges #1]
Autor (a): Stephen King
Páginas: 400
Editora: Suma das Letras
Skoob || Compre || Encontre || Resenha
Sinopse: Nas frigidas madrugadas, em uma angustiante cidade do Centro-Oeste, centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem qualquer aviso um motorista solitário irrompe no meio da multidão em um Mercedes roubado, atropelando os inocentes, dando ré e voltando a atropelá-los. Oito pessoas são mortas, quinze feridos.
Em outra parte da cidade, meses mais tarde, um policial aposentado chamado Bill Hodges é ainda assombrado por um crime sem solução. Quando ele recebe uma carta enlouquecida de alguém que se auto-identifica como privilegiado e ameaça um ataque ainda mais diabólico, Hodges acorda de sua deprimente e vaga aposentadoria, empenhado em evitar outra tragédia.
Brady Hartfield vive com sua mãe alcoólatra na casa onde ele nasceu. Ele adorou a sensação de morte sob as rodas da Mercedes, e ele quer aquela corrida de novo. Apenas Bill Hodges, com um par de aliados altamente improváveis, pode prender o assassino antes que ele ataque novamente. E eles não têm tempo a perder, porque na próxima missão de Brady, se for bem sucedido, vai matar ou mutilar milhares.
Mr. Mercedes é uma guerra entre o bem e o mau, do mestre do suspense, cuja visão sobre a mente deste obcecado assassino insano é arrepiante e inesquecível.

Só posso dizer que o Mestre King é do mal. Quando finalizei a leitura pensei: “tudo bem, é forte, mas não tanto assim”. Aham, nem posso começar a dizer como fui inocente. Sonhei várias noites seguidas com o enredo e fiquei extremamente inquieta durante vários dias só de lembrar, porque parece que a história gruda no cérebro. E esse nem é um dos livros de terror do autor.



1. Série Harry Potter - Por J. K. Rowling



Título: Harry Potter e a pedra filosofal
[Harry Potter #1]
Autor (a): J. K. Rowling
Páginas: 224
Editora: Rocco
Skoob || Compre || Encontre
Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 

Passei parte da infância e a adolescência inteira esperando minha carta de Hogwarts, e me imaginando vivendo todas aquelas aventuras com o Harry, o Ronny e a Hermione naquele universo maravilhoso que a autora conseguiu criar. Li cada livro mais de vinte vezes e a cada leitura a emoção era a mesma, e a sensação de viver naquele universo perdurou durante anos a fio.



Bônus: Série Crepúsculo - Por Stephenie Meyer



Título: Crepúsculo #1
Autor (a): Stephenie Meyer
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Skoob || Compre || Encontre
Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.


Podem falar mal dessa série o tanto que quiserem, até escrevi um post em sua defesa (aqui). Mas o fato é que muitas pessoas começaram a ler por causa dela, e um grande número de pessoas começou a escrever por conta dela também. Já conversei com muitas pessoas que iniciaram a carreira de escritora criando fanfics da série. E já vi entrevistas de pessoas famosas que criaram suas histórias durante a ressaca literária que tiveram depois de ler a série, vou citar duas: Colleen Houck autora da série A Maldição do Tigre (que tem um enredo muito bem desenvolvido e também me deixou com uma ressaca literária gigante), e a FML Pepper autora nacional da trilogia Não Pare!



Espero que tenham gostado da minha lista. Mas digam aí, qual foi o livro que te deixou com essa sensação de ressaca literária?

24 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Eu adoro livros de ressacas, eu nunca li nenhum desses que tu trouxestes, mas com toda certeza eu adoraria ler e me aventurar, mesmo que isso me cause as ressacas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nossa, eu fiquei de ressaca quando li Crepúsculo, e olha que não gostei tanto do segundo livro rsrs
    Outro que eu gostei foi da Cassandra Clare, sempre fico de ressaca depois da leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara
    Eu não costumo ficar com ressaca e o que funciona comigo é ler livros de gêneros diferentes para não enjoar.
    Da sua lista os do Harry Potter são os meus preferidos!
    Gostei do post!!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  4. Oi, Barbara!
    Adorei a sua lista, mas não sou o tipo de pessoa que sofre com ressacas literárias, pelo menos não dentro do conceito que você expôs. Mesmo assim, adorei os livros que você escolheu e concordo que eles são capazes de mexer bastante com os leitores!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Menina, eu vivo tendo ressacas literárias, inclusive acabei de sair de uma haha. Dentre a sua lista já li três mas o único que me causou ressaca mesmo foi Crepúsculo, que na época em que li se tornou meu livro favorito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua lista Barbara! Já tive várias ressacas e tenho minha cota de livros que me fizeram surtar e me impediram de adentrar em outras histórias simplesmente porque grudaram na minha cabeça: A Menina que Roubava Livros, A Rainha do Castelo de Ar e Distância de Resgate são alguns! Todos maravilhosos!!!! Quero muito ler Fortaleza Negra e Mr Mercedes <3 Espero gostar bastante

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, barbara. Dos livros que te causaram ressaca, eu li a saga crepúsculo e como eu era antes de você, mas já faz muito tempo, então não lembro se me deixaram assim, embora eu as vezes sinta falta de crepúsculo e seus personagens. Mas vivo com esse sentimento, e inclusive estou no momento, e parece que mais nada é bom para mim. é gostoso mas ao mesmo tempo frustrante, porque as próximas leituras não engatam.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com a questão sobre o livro do Stephen King, ele coloca tanta coisa em uma história que depois que acabamos já estamos super cansadas de tanto ler e de tanta coisa nova, por isso não curto muita leitura dele.

    Greice
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Realmente, tive a mesma sensação em vários livros. Meu top 5 seria, sem ordem de preferência.

    1. A guerra que salvou minha vida.
    2. O orfanato da Sra. Peregrine.
    3. A menina que roubava livros.
    4. Eleanor & Park
    5. Harry Potter (MUITO!)

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Sei que é estanho, mas adoro livros que me deixam com ressaca literária.
    Desses, Como eu era antes de você me deixou totalmente!
    Também fiquei assim com Questões do Coração, de Emily Giffin e Jardim de Inverno, de Kristin Hannah.
    Amei o post!
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Harry Potter sem dúvida é de dar ressaca em qualquer um, amei.
    Como eu era antes de você é uma ressaca diferente, é tipo termino de namoro, que ficamos com raiva e com sentimento de alívio.
    Sua opnião de Crepúsculo é parecida com a minha em relação ao livro A culpa é das estrelas, iniciou muita gente no universo literário.
    Os demais livro eu nunca li, mas vai ficar na minha mente em relação a possível ressaca rsrs.

    Beijos Barbara.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi. :)
    Ressaca literária eu entendo bem demais, pois já fiquei com essa malvada durante semanas. Pra começar outra leitura é fogo!
    Crepúsculo foi uma leitura maravilhosa e até hoje tenho os livros e não posso me livrar deles (minha mãe me mata!).
    Talvez Um Dia, A Sereia, Sob A Luz dos Seus Olhos foram livros que me deixaram com uma puta ressaca, foi difícil iniciar outra leitura rs.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    De todos os livros que você citou só não li o primeiro e todos não nego São ótimos Livros e histórias, alguns até quero reler e matar a saudade dos personagens! E dificilmente entro em ressaca Literária por causa de algum história! É mais fácil eu entra por causa do dia a dia do que das obras em si!

    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi Barbara, da sua lista, o que mais me deixou no chão foi Como Eu Era Antes de Você e até hoje, 4 anos depois de ter lido o livor, ainda me pego olhando pro nada e pensando no Will...
    Anotei as outras dicas porque cá pra nós, amo uma ressaca!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Barbara!
    Ah a ressaca literária... sempre faz parte depois de uma boa história né? Dos livros na sua lista acho que só Harry Potter e As Peças Infernais me deixaram com ressaca, e ainda hoje me pego sentindo as mesmas emoções de quando acabei de ler HP... hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Barbara! Menina, você definiu a maioria das minha ressacas literárias nesse post rsrs Não que tenha lido todos, mas tipo Harry Potter (que também li umas 500 vezes rs) me deixou com essa sensação. Acredito que quando tem um final triste, marcante e reflexivo acaba nos deixando assim.
    Você citou Stephen King, e eu me identifiquei horrores, pois sempre que leio um livro dele fico perdida depois, e dificilmente consigo achar outro do mesmo nível.

    ResponderExcluir
  17. As Peças Infernais <333
    Gente, vamos todas dizer juntas aqui: Não tem como curar ressaca literária de Cassandra Clare sem ser com outro livro da Cassandra Clare!!! o//
    Mas falando sério, eu sempre me vejo presa nesse mundo dos Shadowhunters e não consigo mais parar!!!
    Como eu era antes de você também me deixou com uma baixa ressaca literária, mas acho que nada bate a Cassie haha
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bárbara

    Dessa lista eu li Como Eu Era Antes de Você, HP e a saga Crepúsculo. Sofri real quando terminei Amanhecer, mas não cheguei a entrar em ressaca agora com Como Eu Era Antes de Você... foram três meses de ressaca, não conseguia me prender em leitura nenhuma, foi tenso! Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Tem livros que me deixam mal, que fico dias sem conseguir ler nada. Um desses foi "Como eu era antes de você". Esse livro acabou comigo, que eu fiquei dias tentando ler alguma coisa e não conseguia. Ainda sofro um pouco pelo fim de Harry Potter, mas como temos Animais Fantásticos e onde Habitam, fico feliz por, pelo menos, ser o mesmo universo bruxo da J. K. Rowling.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi, bárbara. Ressaca literária é uma coisa péssima, e eu venho passando por muitas delas ultimamente. Achei bem bacanas todos os livros que você citou, embora eu tenha lido só crepúsculo, mas foi em uma época em que eu não sofria tanto de ressacas.

    ResponderExcluir
  21. Oiee Bárbara ^^
    Eu fiquei com uma ressaca literária depois de ler "Fortaleza negra" também, mas sabe que até agora ainda não li o segundo livro? Pois é. Mas acho que vou reler o FN primeiro...haha' Nunca li a saga Crepúsculo inteira, mas cheguei a ler o primeiro livro e até que gostei. Minha primeira (e mais marcante) ressaca literária foi quando li "Gone" do Michael Grant. Eu tinha uns 11 anos na época e não sabia o que estava acontecendo comigo, pois não conseguia ler mais nada e pensar em mais nada...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Eu raramente fico de ressaca literária (aleluiiiiiiiiiiia), mas vejo que muitos sofrem com esse problema. Dessa lista, eu já li Crepúsculo, Harry Potter e Como eu era antes de você, porém apenas esse ultimo me deixou malzona, comi um pote inteiro de sorvete e me debulhei em lágrimas quando terminei a leitura haha.
    Como não amar Crepúsculo? <3 Uma das minhas séries favoritas da vida!

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. OI!
    Desses do seu post o único que li foi HP, e ele me deixou em uma ressaca de meses =(
    As peças Infernais eu preciso muito ler, mas morro de medo de ficar nessa ressaca que todos dizem porque é a melhor série da Cassandra, mas se tudo der certo esse ano ainda inicio e termino ela.

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Já digo logo que também fiquei com ressaca por muitos destes livros tragos por você. Como eu era antes de você me deixou arrasada, não estava preparada para aquele final. Chorei e fiquei pé da vida. As peças Infernais também foi outra história que me deixou com vontade de ter dois coração para aguentar tamanha emoção. E HP sempre será aquela gostosa saudade e ressaca, não é? Amei a matéria!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir