13 setembro 2017

[Diário literário #1] Notícias sobre o mundo da literatura



Olá, leitores. Hoje inauguramos aqui no blog uma nova coluna, o Diário literário. Nele, pretendemos trazer notícias sobre o mundo da literatura, além de outras novidades, bem como algumas entrevistas com autores. Esperamos que gostem de mais essa inovação e que nos deem sugestões nos comentários do que gostariam de ver e ler por aqui.





Intrínseca relança a segunda obra escrita por Jojo Moyes, A casa das marés



O livro, que já foi lançado no Brasil em uma edição anterior pela Bertrand Brasil, ganha nova capa e tradução, e está disponível nas livrarias desde o último dia seis de setembro, trazendo o selo da editora intrínseca. A casa das marés foi o segundo livro escrito por Jojo, e aborda a história de várias gerações, falando de sonhos, redescobertas, passado  e mudanças.

Além de A casa das marés, Jojo é autora de livros de sucesso como A garota que você deixou para traz, A última carta de amor e Como eu era antes de você, além de outros títulos que trazem enredos que geralmente abordam temas como família, amor e dramas da vida. A autora já vendeu milhares de livros, e com frequência, está listada nas listas de mais vendidos do país e também é listada dentre os livros favoritos dos leitores. A obra já encontra-se a venda em sua versão física e também em sua versão digital.





Em outubro, chega às prateleiras das livrarias o quarto livro da série as sete irmãs, de Lucinda Riley



Mais uma vez o tão aguardado livro da série as sete irmãs sairá em outubro, em lançamento quase simultâneo com o original em inglês. A saga familiar aborda a história de seis meninas de diversos cantos do mundo,  que foram adotadas por um homem rico, Pa Salt, e receberam os nomes das sete irmãs das Plêiades, constelação de estrelas próximas ao cinturão de órion. No entanto, embora a constelação seja composta por sete irmãs (sete estrelas), a sétima menina nunca apareceu, o que é um mistério na série.

Neste ano, será lançado no Brasil o quarto livro da série, intitulado A irmã da pérola. Ele trará a história de Cece, uma garota criativa e inquieta que tinha como maior apoio a irmã, Estrela, protagonista do terceiro livro, com quem era muito apegada e tinha uma relação até mesmo sufocante. Porém, quando Estrela resolve seguir seu caminho e ir em busca do passado, Cece se vê subitamente abandonada, e não lhe resta outra opção senão sair em busca de suas origens, com somente uma foto em preto e branco nas mãos, o nome de uma mulher que viveu há mais de cem anos,  e um destino, a Austrália. Porém, nesse caminho, ela irá encontrar muitos segredos, se abrir para novidades e também encontrar um lugar no qual se sente bem, uma praia na Tailândia, onde encontrará também alguém tão solitário quanto ela, e que tem diversos segredos a esconder.
Durante a bienal de São Paulo, em 2016, Lucinda declarou que a série será composta por oito livros. Ainda em entrevistas, ela também disse que somente ela e seu marido sabem os segredos que rondam os livros, e qual o desfecho de cada um deles.

Além de romance, drama e história, Lucinda leva, nos livros da série, os leitores a terem diversas suspeitas e a tentarem desvendar o mistério, que provavelmente somente será solucionado nos últimos volumes da saga.

Ainda, a série as sete irmãs teve seus direitos vendidos para Hollywood, onde está em produção uma série de mesmo nome, sendo que Lucinda está em conversa constante com os produtores dessa. Ao mesmo tempo, enquanto se envolve na produção para a televisão, e lança em diversos países o quarto livro da série, a autora também viaja pelo mundo pesquisando a história de Tiggy, a quinta irmã, que será protagonista do próximo livro, sendo que seus destinos serão a Espanha e a Escócia. Nas obras anteriores, já passamos por cenários como brasil, Noruega e Inglaterra, além da Suíça, que é o ambiente onde fica a residência de Pa salt.

Além dos livros dessa saga familiar, Lucinda tem diversos de seus livros lançados anualmente no Brasil pela editora arqueiro, atual detentora dos direitos de publicação dos livros da autora. Ela escreveu livros como A rosa da meia-noite, a casa das orquídeas, A garota Italiana, dentre outros.





Editora Suma de Letras está de cara nova



Nos últimos tempos os leitores mais atentos, vem percebendo que a Suma de Letras, selo da companhia das letras, vem promovendo algumas mudanças internas, que tem se refletido também para os leitores. Em primeiro lugar, várias edições das obras de Stephen King, muitas delas somente lançadas pelo selo Objetiva, vem sendo relançados, com novas capas, que enchem os olhos daqueles que as veem, além de outros relançamentos de outras obras, como a trilogia Fronteiras do universo.  A editora também vem apostando em obras de fantasia, thriller, terror e sci-fi, em resumo, trazendo um clima mais sombrio e misterioso, para os amantes do gênero. Ainda, nessa semana, em seu perfil no twitter, foi anunciado o novo nome da editora, que passará a ser chamada somente de Suma, ao invés do antigo Suma de Letras, e também anunciou um novo logo para compor o perfil da editora.
Segundo o Publishnews, maior site sobre o mundo editorial Brasileiro, a Suma também pretende estabelecer uma maior aproximação com seus leitores jovens, inclusive fortalecendo a sua presença nas redes sociais. Seguindo isso, percebe-se também no twitter e facebook, além de em livrarias físicas, a editora já estabelecendo essa aproximação anunciada, por meio da organização de leituras coletivas de obras, conversas sobre autores, incluindo Stephen King, dentre outras ações interessantes que despertam a curiosidade do leitor e o faz admirar a editora por seu empenho e por ela estar explorando tais inovações.

14 comentários:

  1. OI Tamara;
    Amei a ideia da coluna, sucesso para ela e todas as outras.
    Gostei do novo logo da Suma, agora é só se habituar a ele rsrs.
    Quanto aos livros da Jojo eu amo, só acho que eles podiam dar uma renovada na arte de capa, sempre tenho a impressão de ser variações do mesmo tema.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Gostei bastante da coluna que ela faça muito sucesso! Estou ansiosa para o lançamento do novo livro da Jojo amo a escrita dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Eu ainda não li "A casa das marés", mas adoro as capas dos livros da Jojo ♥ Meu amigo vai ficar doido quando souber desse lançamento da Lucinda, ele adora a série. Já até mandei uma foto da postagem pra ele conferir depois...haha' Os livros do selo da Suma nunca foram os meus estilos literários favoritos, mas ultimamente eu venho querendo lê-los...haha' adorei esse novo design ♥
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Achei interessante a coluna. Gosto da jojo e fiquei feliz ao saber desse novo livro. Já a Lucinda minha mãe e fã vou passar a notícia adiante. Da suma gostei das novidades eles realmente estavam diferentes nesses dias gostei desse esquema de entrevista
    Beijo
    Raquel
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa obra da Jojo, já que ultimamente só se ouve dos livros mais recentes dela, que tem feito um baita de um sucesso. Além disso fiquei super interessada na série da Lucinda, já havia lido resenhas do livro A Garota Italiana e me atraiu bastante.
    Sobre a Suma, recentemente eu recebi como cortesia uma das novas edições da trilogia Fronteiras do Universo e eu simplesmente A-M-E-I a capa! Fico feliz em saber que estão tentando se aproximar mais dos leitores mais jovens! Espero que isso dê certo!
    Obrigada pelas indicações e pelas informações!
    Adorei a coluna!
    Beijos,
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Não vejo a hora de ler o livro da Lucinda. Essa série é ótima, e cada um dos volumes é especial.
    Sem contar que a narrativa da autora é daquelas que envolve do começo ao fim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Não gostei da nova cara da Suma, mas acho que é questão de se acostumar. Quero muito ler esses livros da Lucinda, até votei na capa, pela página da Editora!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Eu estava esperando ansiosamente por A Casa das Marés porque pela outra editora estava esgotado e as capas da Intrínseca são sempre incríveis.
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi. :)
    Muitas novidades né? Achei a nova coluna bem interessante.
    Não curto os livros da Jojo, pois seus finais são iguais aos do Spark, o que evito com todas as forças do meu ser rs.
    Adoro os livros da Lucinda, pena que essa série eu não esteja acompanhando. Pretendo mudar isso.
    O logo novo da Suma ficou muito bom!
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamara!

    Adorei essa coluna, acho que ainda não havia me deparado com ela por aqui. Eu vi mesmo que a Intrínseca relançou esse livro da Jojo, mas achei que esse fosse o primeiro. Seja como for, adorarei ler, com certeza. Não sabia que a Suma estava de cara nova, mas cá entre nós, não notei grandes diferenças. hahaha Adorei as demais notícias também. Bjs!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  11. Oi! Que ideia ótima colocar os leitores a par das novidades. Eu por exemplo,quase não tenho tempo de ficar procurando os assuntos mais falados, as vezes acabo deixando passar alguma coisa e perdendo de conhecer lançamentos interessantes. Só estava sabendo do novo logo da Suma. E percebi que vários livros da JoJo estão tendo uma repaginada, com uma carinha parecida mesmo com as obras anteriores, e estou adorando ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamara!
    Adorei as novidades!
    A noda ID da Suma está sensacional! Simplesmente amei.
    Estou gostando do fato da Intrínseca está lançando livros da Jojo com o mesmo padrão de capa. Bom para a minha coleção que fica completinha <3
    Também amei o novo livro da Riley <3
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Rizia Castro - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Aiii, perdi totalmente o tesão pelos livros da Jojo. Ninguém me tira da cabeça que ela é autora de um livro só.
    Eu estou adorando a niva cara da Suma e o modo como a editora tem interagido com os leitores, eles estão bem engraçadinhos! Haahhaah

    Beijos

    ResponderExcluir