13 julho 2017

[Resenha] Ilusão - Por Jas Silva



Título: Ilusão
[Trilogia Os Montenegro #1]
Autor (a): Jas Silva
Páginas: 352
Editora: Astral Cultural
Skoob || Encontre

Sinopse: Mariana, a caçula da tradicional e rica família Montenegro, é uma jovem obstinada e competitiva que durante anos foi uma das amazonas mais promissoras de Santa Catarina. Até que, por uma reviravolta cruel do destino, ela se viu obrigada por seus irmãos, Marcos e Isadora, a deixar toda a sua vida para trás: seus sonhos, planos para o futuro e até mesmo Henrique, o homem por quem sempre foi apaixonada. Depois de cinco anos vivendo em Portugal, Mariana fica sabendo que Henrique está noivo da última pessoa que ela poderia imaginar: sua irmã. Após essa descoberta, a jovem decide voltar ao país em uma última tentativa de conquistar o homem que ama e revelar um pequeno segredo. As coisas, porém, não saem como planejado e ela se vê envolvida em um jogo sórdido de mentiras e escândalos. Mariana é forte, mas muito impulsiva. Por sorte, ela tem ao seu lado Guilherme, um amigo de infância que sempre fez de tudo para protegê-la. Traições, segredos desvendados e descobertas inesperadas. Ilusão nos prende do começo ao fim com seus personagens intensos e cenas ardentes.

Mariana é a filha mais nova de uma poderosa, rica e tradicional família de Santa Catarina. Seus pais morreram em um acidente quando ela tinha sete anos, momento a partir do qual Marcos, seu irmão mais velho, passou a ser responsável pelo legado da família e pelas duas irmãs mais novas: Mariana e Isadora.

O problema é que Mariana não quer trabalhar nas empresas da família, ela é uma promissora Amazona e tudo o que mais deseja é que o irmão a deixe seguir seu sonho: o que não é tarefa fácil. Para falar a verdade, tem outra coisa que Mariana deseja: conquistar Henrique, o melhor amigo de Marcos e seu braço direito na empresa da família. E quando Mariana quer alguma coisa, ela faz de tudo para conseguir.

Até que um dia, com receio de que Mariana manche o bom nome da família, seus irmãos a enviam para Portugal, onde ela passa uma série de dificuldades, mas consegue se reerguer com a ajuda do seu sempre leal amigo, o Guilherme. Eis que chega ao conhecimento de Mariana que Henrique, seu amor do passado e por quem ela ainda nutre sentimentos, vai se casar com ninguém menos que Isadora, sua irmã. Então Mariana decide voltar ao Brasil para tentar conquistar o homem que ama.






É difícil resenhar esse livro, pois ele é lotado de reviravoltas. Na página 5 já tem uma revelação que seria considerada spoiler por alguns leitores caso eu escrevesse aqui. Tive dificuldade em selecionar quotes por conta disso também. Prefiro pecar pela falta de informação à acabar soltando algum spoiler sem querer, e, por isso, já peço desculpas antecipadas.


Você deve estar se perguntando por que dei três estrelas, e, antes de qualquer outra coisa, devo ressaltar que todos os pontos negativos que encontrei durante a leitura são de cunho subjetivo, ou seja, questão de gosto. E a maioria deles eu não posso pontuar aqui, sob pena de gerar spoiler para quem pretende ler o livro. Já no que tange aos aspectos objetivos, a autora simplesmente arrasa: a narrativa, a construção dos personagens e do enredo cheio de reviravoltas, a história toda amarrada e bem explicada.

"Como uma mulher como ela conseguia ser tão complexa? Mariana era a pessoa mais forte que eu conhecia quando se tratava de correr atrás do que queria, de proteger quem amava. Mas, quando se tratava de seus irmãos, ela se tornava um emaranhado confuso de sentimentos."

Sim, a autora conseguiu construir os personagens com maestria, todos são extremamente complexos, sendo que amei e depois odiei e depois amei de novo a maioria deles. O único problema é que, talvez por conta disso, eu não consegui me identificar com a personagem principal, a Mariana. O que mais me incomodou na personagem foi a falta de crescimento e maturidade mesmo depois de ter passado perrengue durante cinco anos em Portugal. Eu simplesmente não percebi diferença alguma na personagem quando ela voltou ao Brasil, mesmo depois de tudo que ela passou. Sem contar que durante a maior parte da leitura senti vergonha alheia dela por conta de suas atitudes desmedidas.

Quanto aos demais personagens, temos o Guilherme, melhor amigo da Mariana e a pessoa que sempre a apoiou e esteve ao lado dela. Está claro desde o começo que o Guilherme tem uma quedinha (ou abismo mesmo) pela Mariana e faz de tudo para vê-la bem. E, infelizmente, eu não vou conseguir falar do Henrique e dos irmão da Mariana sem acabar soltando spoiler. Só posso dizer que mudei de opinião mais de uma vez sobre cada um dos personagens e que o enredo é cheio de reviravoltas.

"E, quando a dor da perda se tornou insuportável demais para uma garota de sete anos lidar, eu não aguentei e tentei buscar conforto nos braços dela, quis que me abraçasse, que agisse como qualquer irmã normal agiria em um momento como aquele, mas, em vez de me consolar, Isadora apenas me afastou e pediu que eu não a tocasse, nunca."

O livro se passa em meio à alta sociedade catarinense, que segue regras arcaicas e onde o mais importante são as aparências. Sinceramente eu não conheço ninguém da classe AAA e não faço a mínima ideia se o que a autora narrou é totalmente ficção ou se é baseado em fatos reais, mas a preocupação com as aparências chega ao ponto de muitas vezes eu achar que estava lendo um romance de época.


A narrativa da autora é excepcional, flui com uma naturalidade incrível, e, ela faz uso da linguagem culta a maior parte do tempo, o que me agrada muito. O livro é narrado em primeira pessoa através do ponto de vista de diversos personagens, o que nos dá uma perspectiva bem ampla de todo o enredo. E sim, a autora conseguiu fazer isso sem que ficasse enjoativo ou confuso. Na verdade, é uma trama cheia de reviravoltas que a autora conseguiu amarrar muito bem.

"Encarei meu reflexo no espelho tentando enxergar algo mais que a velha Mariana. mas senti um nó no estômago ao encarar a verdade: essa não era a primeira vez que eu metia os pés pelas mãos ou cometia um erro. E, agora que precisava ser forte, em vez de estar preparada, eu me encontrava em meio a um maremoto onde nada era o que parecia. E o pior era que a única pessoa que podia me arrancar dessa confusão estava no centro da tempestade, me tirando o sono, me fazendo sentir como uma completa idiota por não sentir essa bagunça chegando."

A edição está linda. A capa é muito bonita e condizente com o conteúdo, as folhas são amareladas, o tamanho das letras e dos espaçamentos torna a leitura confortável, e, a cada inicio de capítulo temos detalhes de folhas nas páginas, o que demonstra um cuidado especial com a edição. Não encontrei erros de revisão.

Trata-se de uma trilogia, na qual cada volume narra a história de um dos irmãos Montenegro. Indico a leitura para quem gosta de literatura erótica e romances arrebatadores cheios de reviravoltas. Gostou do enredo? Corre lá na saraiva que o livro está em promoção. Espero que tenham gostado da dica. Até logo menos.




11 comentários:

  1. Ola
    Eu não conhecia a obra, mas não sei se teria interesse em conferir, na verdade fiquei um pouco dividida diante de suas impressões e por conta da premissa da obra. Legal ter várias reviravoltas, pelo visto o leitor tende a se surpreender bastante com esse enredo né?! Uma coisa que me chamou a atenção inicialmente foi a capa, achei linda!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbara,

    Eu infelizmente não gosto de personagens assim mais imaturos e talvez eu também teria dificuldades em gostar da personagem Mariana. Não sei se a história me chamou tanto a atenção, não foi um livro que me fez querer ler de cara. Mas parabéns pela resenha, achei muito boa, mas a dica vou passar por enquanto.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bárbara!
    É a primeira vez que leio sobre esse livro. Ele parece ser bem bacana, uma leitura meio que arrebatadora rs, só não sei se conseguiria lidar com a falta de maturidade da protagonista. Capaz de eu dar uma chance a ele.
    bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Tem leitura que faz o leitor ficar um tanto bipolar e criar um relação de amor e ódio aos personagens,e pela sua resenha esse livro seja um desses casos,a sinopse é muito bacana,mas não me atraiu por completo só de ver assim,quem sabe lendo eu não mudaria de opnião
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Barbara, eu amo livros com reviravoltas e saber que o livro já começa dando estes sustos no leitor, me deixou bem curiosa. Achei a capa bem caprichada e espeo poder ler o mais rápido possivel.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Logo me senti interessada pelo livro ao saber que a história é cheia de reviravoltas. Entendo os aspectos pessoais que você não gostou, mas que bom que a autora arrasou em outras partes. Gosto de leitura erótica e esse livro já entrou para lista dos que pretendo ler. Amei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  7. Bem, sua resenha me deixou curiosa para ler a obra. Só não sei se a leria no momento, mas enfim, bem interessante. E olha essa questão de gosto é complicado mesmo, tem obras que também acho show, mas que há coisas nelas que não gostei muito, te intendo. Bexitus!

    ResponderExcluir
  8. Oie Barbara,

    Menina que é isso gente... não conhecia essa obra, mas realmente a capa é muito linda e encantadora. Adorei a sua resenha e fiquei bem curiosa com o que possa encontrar na obra.
    Gosto bastante de livros com a narrativa mais culta e isso me chamou bastante a atenção.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Uma amiga realizou essa leitura e ficou com o mesmo sentimento de ódio e amor com os personagens e a história, porque você quer matar eles mas quer saber o que vai acontecer.
    Eu infelizmente não consigo ler livros assim, não gosto de passar raiva kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá flor!

    Não tinha conhecimento desse livro e nem da autora, mas achei a premissa bem interessante, esse é sem dúvida um livro que me prenderia. Só o que me incomodaria seria a não evolução da personagem principal, geralmente personagens assim me irritam muito. Eu já imagino o final do livro, mas isso não importa muito contanto que a evolução da história seja boa.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora. Tenho certeza que essa seria uma leitura que me agradaria, já que a narrativa é em primeira pessoa e do ponto de vista de diversos personagens. Vou comprar e ler assim que possível.

    Parabéns pela resenha e pelo blog. Beijão!!

    ResponderExcluir